terça-feira, 15 de junho de 2010

Entrevista


Nossa entrevistada é Ana Ruth e  Silva Bohrer, 44 anos.  Secretária  na EMATER/RS-ASCAR, desde 1990. Com experiência comprovada há mais de 20 anos, destes, 12 anos Ana Ruth  trabalhou  nas Diretorias Administrativa e Técnica e atualmente na Presidência.


Secretária aos 40: Ana Ruth, na tua opinião, qual é o principal papel da Secretária atualmente?



Ana Ruth:  O papel de uma secretária passou por uma grande transformação, se antes éramos encarregadas das correspondências, manutenção de arquivos e atendimento telefônico,  simples rotina administrativa. A Secretária, hoje conquistou um espaço de grande relevância não somente na execução de suas atividades específicas, mas atuando também no contexto direcional e gerencial.  Devemos também ser dinâmicas, comunicativas, atualizadas e responsáveis.



Secretária aos 40: Sobre a postura do profissional de Secretariado, podes nos dizer se é importante transmitir uma imagem segura , positiva e confiante?


Ana Ruth: Sem dúvida. É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não está descrito nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer. Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem da melhor performance  na postura da Secretária. Uma postura pró-ativa só contribui para o engrandecimento do trabalho. 


Secretária aos 40: Quanto ao sigilo e ética na profissão de Secretária. O que tu tens a nos dizer sobre isso?



Ana Ruth: O Mercado de trabalho está cada vez mais exigênte com relação à formação de Secretárias. A beleza pode ser importante, mas deixou de ser fundamental para as empresas. Os pontos fortes da profissão são a expansão de limites com aumento de responsabilidade, cargo considerado de alta confiança. Por isso a necessidade de profissionais com característica discreta e perfil ético.
( por: Maria Cristina )

Nenhum comentário:

Postar um comentário